terça-feira, 25 de maio de 2010

BRASIL E MARROCOS FIRMAM PARCERIA


Reino de Marrocos ficou muito conhecido pelos brasileiros após ter sido usado como cenário para uma novela. Sua cultura e vocabulário foram introduzidos no país do samba de tal modo que as mulheres brasileiras passaram a adotar até mesmo a maquiagem e bijuterias das marroquinas. Agora essa relação de amizade entre os dois países vai sair da ficção para se fortalecer em um acordo de cooperação bilateral firmado entre o Ministério do Trabalho e Emprego de ambas as nações. O acordo tem como objetivo desenvolver laços de cooperação entre o Brasil e o Marrocos no setor de formação profissional, políticas para a juventude, políticas de qualificação profissional e de Microcrédito Produtivo e Orientado.


“Esse mecanismo de cooperação é fundamental para que os países possam trocar experiências bem sucedidas na área trabalhista. Para isso, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresentou duas propostas de acordo: uma com o Ministério do Trabalho do Marrocos e outra com o Instituto de Formação Profissional e de Promoção do Trabalho do Reino do Marrocos (OFPPT), que é uma instituição privada de formação profissional que goza de independência em
relação ao ministério marroquino. “Com essa troca, pretendemos estimular a geração de emprego e renda nos dois países”, esclareceu o secretário-executivo do MTE, André Figueiredo. Fruto de uma viagem de reconhecimento realizada pelo ministério ao Marrocos, em outubro de 2009, o acordo de cooperação surgiu em virtude da potencialidade de troca de informações que ambos os países possuem principalmente na área do turismo internacional. Ademais, essa é uma oportunidade para o Brasil expandir suas relações com o mundo africano, já que hoje a pasta do trabalho brasileira mantém contato nessa região apenas com a Comunidade dos Países de Língua
Portuguesa – onde se incluem Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, e São Tomé e Príncipe.


“Essa é a primeira vez que o Ministério do Trabalho firma um acordo de cooperação com o Marrocos, que é uma porta de entrada para a nação árabe e o continente africano francófono. Com isso pretendemos fechar novos empreendimentos onde poderemos tanto levar nossos conhecimentos, como aprender com as experiências bem sucedidas no campo da formação e certificação que eles possuem”, lembrou o coordenador de assuntos internacionais do MTE, Sérgio Paixão.

Parceria promissora

Atualmente o Reino de Marrocos é o que mais cresce na área de turismo no norte da África. Basta observar o exemplo de Marrakech (cidade localizada no sudeste do país) onde 2 milhões de turistas foram recebidos em 2009. “Essa experiência empreendedora e o elevado nível na área de recepção de turismo que os marroquinos possuem podem ser adaptadas para a realidade brasileira, principalmente agora que sediaremos eventos internacionais como a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. Além disso, da nossa parte, poderemos contribuir muito no aspecto normativo, mostrando nossa experiência na área de fiscalização, promoção de emprego e na capacitação profissional”, acrescentou André Figueiredo. Mas não só o turismo e a qualificação profissional de jovens e adultos serão alvos desse acordo bilateral. Uma vez que o país africano possui vasta tradição em feiras e na produção de artesanato, o Brasil também oferecerá seu conhecimento e experiência na área do Microcrédito Produtivo Orientado, onde a população obtém empréstimos com uma taxa de juros reduzida para que possa se tornar um micro empreendedor e ajudar no fomento do comércio local.


“Nós vamos fazer um intercâmbio não só de experiências, mas também de profissionais na área de qualificação.


Afinal, se nós temos recursos e autonomia para implementar uma política que irá minimizar as desigualdades no nosso país, é importante que tenhamos essas trocas de informações para aprimorarmos as ações aplicadas. É nesse sentido que os acordos de cooperação se tornam fundamentais, principalmente quando atuamos em parceria com os países do hemisfério Sul. “Além disso, o Marrocos é um grande produtor de fosfato o que possibilita parcerias econômicas bilaterais”, explicou a coordenadora do Observatório do Mercado de Trabalho do MTE, Adriana Giubertti. O acordo a ser assinado com o Reino do Marrocos é um exemplo de fortalecimento da Cooperação Sul-Sul, na qual países em desenvolvimento assumem o compromisso entre si de privilegiarem o intercâmbio de experiências e boas práticas.



entre no site para acompanhar a revista eletronica:

http://www.mte.gov.br/revista/edicao6/revista.pdf#page=50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e dúvida para que possamos ajudá-lo.

RASTREAMENTO CORREIOS BRASIL

RASTREAMENTO CORREIOS BRASIL
Rastreamento de Objetos