segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mesa Redonda Pan-Americana de Mulheres – Goiânia completa um ano de fundação em Goiás


Mesa Redonda Pan-Americana de Mulheres – Goiânia completa um ano de fundação em Goiás e participa em outubro pela primeira vez da convenção das Mesas no México.

A única Mesa Redonda Pan-Americana de Mulheres do Brasil, reconhecida pela OEA (Organização dos Estados Americanos), é goiana e completa um ano brindando o sucesso de seu trabalho de intercâmbio cultural e amizade entre as mulheres das Américas com a meta de contribuir para a fundação de uma mesa em cada estado brasileiro.

A Mesa Redonda Pan-Americana de Mulheres é um movimento que foi fundado em 1916, na cidade de Santo Antônio no Texas-EUA, inspirado nos ideais de paz, união, liberdade e justiça, de acordo com as diretrizes do Libertador da América: Simão Bolívar.

Desde então, a Mesa Redonda Pan-Americana de Mulheres conta com o dinamismo de suas integrantes que se empenham na organização de reuniões e eventos tendo por finalidade o intercâmbio cultural e social entre mulheres do continente americano. No decorrer do tempo o movimento se consolidou como um fórum coordenador de esforços de todas as Mesas Redondas Pan-Americanas para fomentar a compreensão, amizade e solidariedade entre mulheres das Américas sem distinção de raça, idioma e credo e sem intervir em atividades geopolíticas, religiosas e econômicas.

A mesa foi fundada em Goiânia no dia 10 março de 2009, pela artista plástica Graça Estrela e várias artistas plásticas, advogadas, profissionais de saúde, donas de casa, enfim, mulheres que no seu ambiente particular querem estreitar com outras mulheres americanas laços de amizade, solidariedade e respeito.

A Mesa Redonda Pan-Americana de Mulheres - Goiânia/Goiás já nasceu muito prestigiada. O movimento goiano recebeu a visita no início de maio/09 da presidente da mesa do Equador, Rosalía Arteaga, incentivadora maior da fundação da Mesa Redonda Pan-Americana de Mulheres no Brasil e da presidenta do movimento em Quito, Marina de Medina.

De acordo com a presidente da mesa goiana Graça Estrela, a mesa brasileira contribui para a divulgação da cultura da região Centro Oeste dentro da OEA colocando o estado de Goiás em destaque no cenário cultural internacional. “O mais importante nesta organização é a solidariedade e amizade entre as mulheres americanas”. Afirma. “É uma honra ser a escolhida para presidir a Mesa em Goiás”, completa a artista.

Em outubro deste ano a mesa de Goiânia representará o Brasil na convenção mundial das Mesas Redondas que acontece a cada dois anos em um país das Américas escolhido pela convenção. Este ano o encontro acontece na cidade de Mérida no México e conta com a participação da maioria das mulheres da mesa brasileira.

O Significado de ser membro desta Mesa é a demonstração de uma grande compreensão e desprendimento. O objetivo social das mesas redondas é trabalhar no anonimato, demonstrando competência e capacidade para conduzir os fins e objetivos da instituição, concretizada nos mais nobres propósitos, assumindo a responsabilidade de estudar a vida cultural e histórica de cada país americano.

O aniversário de um ano da mesa goiana foi comemorado no último dia 10 de março com uma grande confraternização entre as mulheres.


Uma pessoa feliz não tem o melhor de tudo, ela torna tudo melhor!!!

Márcia Sahb Jornal Clique

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

VOCÊ TEM UM LUGAR NO QUÉBEC










Vamos para Quebec??

Um programa para atrair ainda mais brasileiros para Quebec está sendo lançado no país, o nome do programa é ” Você tem um lugar em Quebec”. Dia 02/Setembro o Sr. Gilles Mascle, Relações Públicas da Província esteve em Goiânia para dar mais detalhes sobre o assunto e mostrar como fazer para participar deste programa.

Província de Québec prevê criação de 230 mil vagas nos próximos anos. Palestras serão ministradas em dez cidades brasileiras.

A presença do Brasil no rol das nações preferenciais da província canadense tem a seguinte explicação, "Os brasileiros são culturalmente flexíveis, qualificados e se integram facilmente tanto na sociedade quanto no mercado de trabalho canadense.

Na palestra, foi apresentada a Província do Québec, cuja maior cidade é Montreal, e o seu estilo de vida, informações recentes sobre o mercado de trabalho, além de todas as informações necessárias para participar do programa”, destaca Gilles Mascle, do escritório de imigração em São Paulo.

A província, cujo idioma oficial é o francês e a maior cidade é Montreal, incentiva a imigração para suprir o carente mercado interno de mão-de-obra.

O perfil buscado e a avaliação gratuita estão descritos no site: http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/index.jsp?languageCode=es , onde há destaque para pessoas com formação de nível técnico, tecnólogo ou universitário, experiência profissional e dispostos a aprender francês. O programa não representa garantia de emprego, mas o governo oferece suporte ao imigrante e seus familiares, por meio de aulas gratuitas de aperfeiçoamento da língua francesa e ajuda na recolocação profissional.

Segundo Gilles, é possível imigrar para o Québec após a obtenção do visto de residência permanente canadense, que permite morar e trabalhar legalmente no país. Após três anos de residência, é possível solicitar a cidadania canadense.

COMENTÁRIO:


Só temos que parabenizar a grande iniciativa do Canadá em desenvolver este programa seletivo que dá oportunidades para várias pessoas trabalharem legalmente e progridirem profissional como é o desejo de muitos brasileiros, além de manter o contato com a cultura, idioma e qualidade de vida.

Quem sabe este não seja um grande espelho para outros paises!

Maiores informações:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/placeauquebec/pt/#/Página_inicial

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Etiqueta de visto - Australia

Quando terá início o processamento de visto sem a afixação da etiqueta do visto no passaporte?

A partir de 01 de setembro de 2010, a Seção de Vistos da Embaixada da Austrália em Brasília não irá emitir e afixar etiqueta de visto para os requerimentos de vistos temporários, por exemplo, visto de estudante, visto de negócios e visto de turismo.

Por que não emitir mais a etiqueta do visto?

Um grande número de cidadãos não australianos viaja para a Austrália e pode realizar o requerimento de visto através de processamento eletrônico (Online) e não necessita da etiqueta de visto afixado no passaporte. Embora essas facilidades ainda não estejam disponíveis no Brasil, a não emissão da etiqueta de visto é demonstração clara de uma futura oportunidade para a realização de requerimentos feitos eletronicamente. Isso também quer dizer que o requerente será imediatamente notificado sobre a concessão do visto logo após sua finalização. Tal procedimento também beneficia o requerente que deseja viajar para a Austrália com certa brevidade porque será informado sobre a concessão do mesmo tal logo ocorra.

Ainda é necessário o passaporte e o visto para viajar para a Austrália?

Sim. A única diferença está no fato de que o requerente não precisa mais enviar o passaporte junto ao requerimento. O visto estará vinculado ao passaporte do requerente no sistema de computação. O requerente necessita apresentar o passaporte no aeroporto para o embarque.

Quais os documentos o requerente deverá enviar em substituição ao passaporte?

Ao invés de enviar o passaporte, o requerente deverá enviar cópia autenticada da página do passaporte contendo os dados pessoais (preferencialmente cópia colorida) e também cópia autenticada do documento de identificação (carteira de identidade). O requerente que apresentar cópias ilegíveis poderá ser solicitado a enviar outras cópias, acarretando atraso na análise do requerimento. Como parte da análise do requerimento, caso o requerente já tenha obtido vistos para outros países, poderá enviar cópias desses vistos em anexo ao seu requerimento de visto para a Austrália.

Como o requerente será notificado da concessão do visto?

Quando o visto for concedido, o requerente, ou o receptor autorizado e/ou agente de imigração receberá uma carta de concessão pelos correios ou por email. Esta carta de notificação do visto será assinada pelo oficial de imigração. Objetivando o máximo de benefícios para o requerente, é da mais alta importância que o email para correspondência seja informado de forma bem legível no formulário de requerimento de visto, facilitando a notificação imediata da concessão do visto requerido.

E se o passaporte do requerente for enviado junto com o requerimento de visto a partir de 01 de setembro de 2010?

O passaporte será devolvido sem a etiqueta do visto. O requerente irá receber uma carta de notificação da concessão do visto. Esta carta será enviada junto com o passaporte do requerente. Tal procedimento poderá utilizar um tempo maior para a informação da concessão do visto.

Quais as nacionalidades que não precisam da etiqueta do visto?

Atualmente, somente os cidadãos de nacionalidade Brasileira, Argentina, Uruguaia e Paraguaia podem requerer visto temporário na Seção de Visto da Embaixada da Austrália em Brasília, sem a utilização da etiqueta de visto.

Cidadãos de outras nacionalidades que moram ou têm domicílio residencial no Brasil devem enviar o passaporte junto com o requerimento de visto.

O requerente terá algum problema ao deixar o Brasil sem a etiqueta do visto australiano afixada no passaporte?

É muito pouco provável que o requerente que teve um visto concedido e não possua a etiqueta do mesmo no passaporte venha a ter algum problema ao deixar o Brasil.


E se o requerente obtiver um novo passaporte?

Se o visto concedido ainda estiver válido, mas não possuir a etiqueta de visto afixada no passaporte e o requerente obtiver um novo passaporte, o mesmo deverá informar a Seção de Visto em Brasília, ou estando em outra localidade, a Seção de Visto mais próxima. O requerente deve solicitar que o visto anteriormente concedido e ainda válido possa ser transferido para o novo passaporte. Requerente que porventura venha a obter outro passaporte e desejar entrar na Austrália, portando um visto válido no passaporte anterior, sem a etiqueta de visto, poderá encontrar algumas dificuldades ao tentar embarcar.

O requerente deve estar sempre de posse da carta de notificação da concessão do visto?

Não. As companhias aéreas vão verificar a concessão do visto do requerente antes do embarque para a Austrália. Os funcionários das companhias aéreas poderão expressar alguma preocupação quanto à concessão do visto até que os mesmos estejam habituados a nova prática. Portanto, o embarque será viabilizado com menos tempo se o requerente estiver de posse da carta de concessão do visto.

O requerente poderá viajar para a Austrália, em trânsito por outros países sem a etiqueta afixada no passaporte?

Se o requerente necessitar ter em seu passaporte uma etiqueta de visto devido realização de trânsito em outro país, deverá então enviar o passaporte junto com o requerimento de visto e explicar o motivo.

Atualmente tais circunstâncias são observadas pelo requerente que viajará para a Austrália através dos Estados Unidos (USA). Requerente com visto concedido e transitando pela Argentina ou Chile não necessita de etiqueta de visto afixada no passaporte.

Todos os países da América do Sul concedem visto para a Austrália sem a afixação da etiqueta de visto?

Não. O procedimento da concessão de visto sem a impressão e a afixação da etiqueta é determinado por vários fatores. Até o momento, somente cidadãos do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai podem ter o visto concedido sem a impressão da etiqueta de visto.

Os funcionários do aeroporto estão cientes da concessão de visto sem a impressão e a afixação da etiqueta no passaporte?

Sim. A informação será concedida para os funcionários do aeroporto com o objetivo de esclarecer que os passageiros que viajarão para a Austrália podem ou não ter a etiqueta de visto afixada no passaporte. Os funcionários serão treinados para que tal procedimento tenha efeito.

Se o requerente tiver nas condições do visto concedido direito a trabalhar, como os empregadores na Austrália tomarão conhecimento de tal permissão?

Portadores de visto, empregadores Australianos, e agências governamentais podem verificar as informações estabelecidas no visto através do serviço online de verificações das condições descritas no visto pelo Departamento de Imigração (Department of Immigration’s online Visa Entitlement Verification Online (VEVO). O serviço VEVO esta disponível eletronicamente e permite que o portador do visto ou outras organizações possam conhecer as condições do visto concedido. Existem mais de 18000 organizações registradas usando o sistema VEVO. Os usuários são empregadores, as agências estaduais do governo, instituições educacionais e financeiras.

Como outros países poderão verificar que o requerente já viajou para a Austrália?

A Austrália tem controle das saídas e entradas dos portadores de visto. Carimbos identificando tal procedimento são colocados nos passaportes dos portadores de visto. Haverá um indicativo que a pessoa entrou e saiu da Austrália. Não indicará, entretanto, com qual tipo de visto o portador do passaporte entrou na Austrália.

RASTREAMENTO CORREIOS BRASIL

RASTREAMENTO CORREIOS BRASIL
Rastreamento de Objetos