segunda-feira, 31 de maio de 2010

RECIPROCIDADE- BRASIL E EUA AMPLIAM VALIDADE DE VISTO PARA 10 ANOS


Brasil e EUA ampliam validade de visto para 10 anos

Governos também concordam em eliminar taxas de reciprocidade

Brasília, 27 de maio de 2010 – O Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil têm a satisfação de anunciar a concessão recíproca de vistos com validade de 10 anos para viagens de turismo e de negócios. Essa mudança entra em vigor nesta sexta-feira, 28 de maio de 2010. Anteriormente, a validade máxima desses vistos era de cinco anos.

Além disso, Brasil e Estados Unidos decidiram eliminar as taxas cobradas para a concessão de vistos de viagens de negócios, de estudante e de intercâmbio/professores visitantes.

A taxa de solicitação de visto continuará sendo cobrada de toda pessoa que solicitar qualquer tipo de visto, incluindo visto de turismo e de negócios.

Para outras informações sobre vistos para viajar para os EUA: www.embaixadaamericana.org.br/index.php?itemmenu=38&submenu=11&action=visa.php

Para mais informações sobre vistos e custos dos vistos para viajar para o Brasil, favor consultar as páginas dos Consulados do Brasil no exterior.

NOVAS TAXAS DE VISTOS EUA - NÃO IMIGRANTE ENTRAM EM VIGOR EM JUNHO



Novas taxas de vistos de não-imigrante entram em vigor em junho

Brasília, 24 de maio de 2010 – A partir de 4 de junho, o Departamento de Estado dos EUA muda a taxa de processamento de vistos para não-imigrante, também chamada de taxa de solicitação de visto (MRV, na sigla em inglês) em todo o mundo.

A taxa MRV, que hoje é a mesma para todas as categorias de visto de não-imigrante (131 dólares), paga no Citibank antes da entrevista, passará a ser escalonada da seguinte forma:

140 dólares para as seguintes categorias:

B1, negócios
B2, turismo
C, de trânsito
D, tripulantes
F, estudante acadêmico
J, intercâmbio
I, representantes de meios de comunicação
M, estudante vocacional


150 dólares para as seguintes categorias:

H, para trainees e trabalhos temporários
L, para transferências de uma mesma empresa
O, para cidadãos estrangeiros com habilidades extaordinárias
P, para atletas, artistas e outros profissionais do entretenimento
Q, para programas internacionais de intercâmbio cultural
R, para profissionais religiosos

350 dólares para a seguinte categoria:

K, visto de noivo/noiva de cidadãos norte-americanos

Importante: Caso a taxa de US$131 tenha sido paga antes de 4 de junho, mas a entrevista tenha sido marcada para a partir desta data, será preciso pagar a diferença em qualquer agência do Citibank, a partir de 31 de maio.

Além da taxa MRV que é paga por todos os solicitantes de visto no mundo, o governo dos EUA cobra também as taxas de reciprocidade para alguns tipos de vistos de certos países. Elas são baseadas nas taxas que cidadãos americanos pagam para vistar esses países. Elas devem ser paga somente se o visto for aprovado.

É necessário que o solicitante saiba exatamente qual tipo de visto solicitar pois não haverá reembolso. Para consultar tipos de vistos e taxas adicionais à do MRV, clique aqui.

Para solicitantes de São Paulo: Em São Paulo haverá um caixa do banco dentro do consulado até o dia 25 de junho, entre 7h e 13h, para receber o pagamento da diferença da taxa, caso seja necessário. Este valor será recebido APENAS em dinheiro. No entanto, recomendamos que pagamento da taxa seja feito antecipadamente em uma agência do Citibank fora do consulado de forma a agilizar o processo.

O último reajuste da taxa de solicitação de visto aconteceu em janeiro de 2008, quando o valor da taxa passou para 131 dólares, mas atualmente este valor já não cobre o custo do processamento de vistos.

terça-feira, 25 de maio de 2010

UFG mantêm parceria para Intercâmbio no Exterior



Convênios no exterior

A UFG mantém convênio com as instituições listadas abaixo, além de outros convênios ainda em tramitação.
É possível também fazer intercâmbio com instituições não conveniadas.

Argentina: Instituto del Profesorado de Educación Física
Alemanha: Staatliche Hochschule für Musik – Karlsruhe; Katholischen Universität Eichstätt Ingolstadt (KUEI).
• Bélgica: Université de Liège
Canadá: Université du Québec à Montreal (UQAM), Saint Mary’s University.
Colômbia: RUDECOLOMBIA (Universidad del Atlántico, Universidad de Caldas, Universidad de Cartagena, Universidad del Cauca, Universidad de Nariño, Universidad del Magdalena, Universidad del Quindío, Universidad Tecnológica de Pereira, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia y Universidad del Tolima) e Universidad de Caldas.
Cuba: Universidad de Granma.
Espanha: Universitat de Barcelona; Universitat Autònoma de Barcelona; Universidad de Murcia; Universidad de Granada; Universidad de Valladolid.
• Estados Unidos: University of Miami – School of Medicine; University of Wyoming; University of Cincinnati, The Ohio State University, University of Georgia.
França: Université Michel de Montaigne – Bordeau III; Université de Limoges; Institut National de Sciences Appliquées, Toulouse.
• Itália: Universitá Degli Studi di Modena e Reggio Emilia; Universitá Degli Studi di Parma.
• Portugal: ASSESCA (Associação de Escolas de Agronomia); Universidade de Coimbra; Instituto Politécnico de Bragança.

A CAI/UFG sedia a associação de ex-bolsistas da Alemanha AEBA – Seção Goiás.


A UFG pertence ao Grupo Tordesilhas (www.grupotordesillas.org), do qual fazem parte as seguintes universidades portuguesas e espanholas:
Universidade de Lisboa – UL; Universidade de Coimbra – UC; Universidade Nova de Lisboa – UNL; Universidade de Porto – UP; Universidade Técnica de Lisboa – UTL; Universidade de Aveiro – UA; Universidad de Valladolid - UVA; Universidad de Castilla-LaMancha –UCLM; Universidad de Salamanca – USAL; Universidad Politécnica de Madrid – UPM; Universidad Pontifícia de Comillas – UPCO; Universidad de Barcelona – UB; Universidad Politécnica de Valencia – UPV; Universidad de Sevilla – US; Universidad de Oviedo – UNIOVI; Universidad Pública de Navarra – UNAVARRA; Universidad de Granada – UGR; e Universidad de la Roja – UR. A CAI divulga continuamente em seu site informações sobre bolsas de estudos para intercâmbio www.cai.ufg.br

Por meio de um convênio entre a UFG e a Embaixada do Canadá, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais sedia o Núcleo de Estudos Canadenses NEC-UFG, que tem por objetivo estimular o intercâmbio entre canadenses e brasileiros nas áreas cultural, acadêmica e científica. No biênio 2008 - 2010, a CAI sedia também a ABECAN (Associação Brasileira de Estudos Canadenses) www.abecan.org.br

Coordenadoria de Assuntos Internacionais - CAI
Campus II - Samambaia - Prédio da Reitoria
Caixa Postal 131
CEP: 74001-970 - Goiânia - Goiás - Brasil
Telefone/Fax: 55 - 62 3521 1193
E-mail: cai@cai.ufg.br
Site: www.cai.ufg.br

BRASIL E MARROCOS FIRMAM PARCERIA


Reino de Marrocos ficou muito conhecido pelos brasileiros após ter sido usado como cenário para uma novela. Sua cultura e vocabulário foram introduzidos no país do samba de tal modo que as mulheres brasileiras passaram a adotar até mesmo a maquiagem e bijuterias das marroquinas. Agora essa relação de amizade entre os dois países vai sair da ficção para se fortalecer em um acordo de cooperação bilateral firmado entre o Ministério do Trabalho e Emprego de ambas as nações. O acordo tem como objetivo desenvolver laços de cooperação entre o Brasil e o Marrocos no setor de formação profissional, políticas para a juventude, políticas de qualificação profissional e de Microcrédito Produtivo e Orientado.


“Esse mecanismo de cooperação é fundamental para que os países possam trocar experiências bem sucedidas na área trabalhista. Para isso, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresentou duas propostas de acordo: uma com o Ministério do Trabalho do Marrocos e outra com o Instituto de Formação Profissional e de Promoção do Trabalho do Reino do Marrocos (OFPPT), que é uma instituição privada de formação profissional que goza de independência em
relação ao ministério marroquino. “Com essa troca, pretendemos estimular a geração de emprego e renda nos dois países”, esclareceu o secretário-executivo do MTE, André Figueiredo. Fruto de uma viagem de reconhecimento realizada pelo ministério ao Marrocos, em outubro de 2009, o acordo de cooperação surgiu em virtude da potencialidade de troca de informações que ambos os países possuem principalmente na área do turismo internacional. Ademais, essa é uma oportunidade para o Brasil expandir suas relações com o mundo africano, já que hoje a pasta do trabalho brasileira mantém contato nessa região apenas com a Comunidade dos Países de Língua
Portuguesa – onde se incluem Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, e São Tomé e Príncipe.


“Essa é a primeira vez que o Ministério do Trabalho firma um acordo de cooperação com o Marrocos, que é uma porta de entrada para a nação árabe e o continente africano francófono. Com isso pretendemos fechar novos empreendimentos onde poderemos tanto levar nossos conhecimentos, como aprender com as experiências bem sucedidas no campo da formação e certificação que eles possuem”, lembrou o coordenador de assuntos internacionais do MTE, Sérgio Paixão.

Parceria promissora

Atualmente o Reino de Marrocos é o que mais cresce na área de turismo no norte da África. Basta observar o exemplo de Marrakech (cidade localizada no sudeste do país) onde 2 milhões de turistas foram recebidos em 2009. “Essa experiência empreendedora e o elevado nível na área de recepção de turismo que os marroquinos possuem podem ser adaptadas para a realidade brasileira, principalmente agora que sediaremos eventos internacionais como a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. Além disso, da nossa parte, poderemos contribuir muito no aspecto normativo, mostrando nossa experiência na área de fiscalização, promoção de emprego e na capacitação profissional”, acrescentou André Figueiredo. Mas não só o turismo e a qualificação profissional de jovens e adultos serão alvos desse acordo bilateral. Uma vez que o país africano possui vasta tradição em feiras e na produção de artesanato, o Brasil também oferecerá seu conhecimento e experiência na área do Microcrédito Produtivo Orientado, onde a população obtém empréstimos com uma taxa de juros reduzida para que possa se tornar um micro empreendedor e ajudar no fomento do comércio local.


“Nós vamos fazer um intercâmbio não só de experiências, mas também de profissionais na área de qualificação.


Afinal, se nós temos recursos e autonomia para implementar uma política que irá minimizar as desigualdades no nosso país, é importante que tenhamos essas trocas de informações para aprimorarmos as ações aplicadas. É nesse sentido que os acordos de cooperação se tornam fundamentais, principalmente quando atuamos em parceria com os países do hemisfério Sul. “Além disso, o Marrocos é um grande produtor de fosfato o que possibilita parcerias econômicas bilaterais”, explicou a coordenadora do Observatório do Mercado de Trabalho do MTE, Adriana Giubertti. O acordo a ser assinado com o Reino do Marrocos é um exemplo de fortalecimento da Cooperação Sul-Sul, na qual países em desenvolvimento assumem o compromisso entre si de privilegiarem o intercâmbio de experiências e boas práticas.



entre no site para acompanhar a revista eletronica:

http://www.mte.gov.br/revista/edicao6/revista.pdf#page=50

sexta-feira, 7 de maio de 2010

NOVA REGRA PARA VISTO MEXICO


Com a finalidade de oferecer ainda maiores facilidades migratórias para visitar o México, a partir do dia 1º de maio de 2010, todos os estrangeiros nas categorias de turismo, negócios e trânsito, que possuam um visto vigente dos Estados Unidos, poderão ingressar no México com dispensa do visto mexicano, apresentando o visto dos Estados Unidos e passaporte válidos. Portanto, não é necessário apresentar-se à Embaixada para requerer eventual autorização "extra".


Nas outras categorias migratórias, os cidadãos do Brasil deverão solicitar o visto.


Os residentes legais permanentes nos Estados Unidos da América, Canadá, o Espaço Schengen, Japão e Reino Unido não precisam de visto para ingressar no México. Deverão, porém, apresentar o documento que acredite sua residência em um desses países, bem como passaporte vigente.


Passageiros em cruzeiro que visitam portos mexicanos, não precisam de visto para desembarcar no país.
Maiores informaçoes no Site da embaixada do México: http://portal.sre.gob.mx/brasil/

segunda-feira, 3 de maio de 2010

PRAZO PARA SOLICITAÇÃO DE TITULO TERMINA QUARTA FEIRA


Prazo para solicitar título termina quarta-feira


A data também é o limite para quem precisa fazer a revisão dos dados eleitorais
O prazo para os cidadãos que ainda não solicitaram o seu título de eleitor, ou que desejam transferir o domicílio, termina no dia 5 de maio. A data também é o limite para quem precisa fazer a revisão dos dados eleitorais. O primeiro turno das Eleições 2010 ocorre no dia 3 de outubro, quando acontecem as eleições gerais para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais.

Voto no exterior

Eleitores com domicílio no exterior são obrigados a votar ou justificar o voto nas eleições para presidente da República. Para votar fora do país, os cidadãos devem se cadastrar em uma embaixada ou consulado brasileiro ou em qualquer cartório eleitoral no Brasil.

O não cumprimento da obrigação impede a obtenção de passaporte ou identidade. O cidadão também fica impossibilitado de requerer qualquer documento perante repartições diplomáticas no exterior, entre outras restrições.

O prazo para o alistamento ou transferência de domicílio eleitoral para o exterior também se esgota no dia 5 de maio.

É necessário apresentar um documento oficial brasileiro de identificação - original ou cópia autenticada -, no qual conste o nome completo, data de nascimento, filiação, nacionalidade e naturalidade, comprovante de residência e quitação militar. No caso de transferência, o eleitor deve comprovar residência mínima de três meses no novo domicílio.

*Com informações do Centro de Divulgação da Justiça Eleitoral

RASTREAMENTO CORREIOS BRASIL

RASTREAMENTO CORREIOS BRASIL
Rastreamento de Objetos